Esses grupos acabaram estragando um propósito legítimo, um ato democrático de direito e uma reivindicação justa. Os noticiários exploraram a violência apresentada o quanto puderam ; os governantes apareceram para, como paladinos da justiça e moralistas "exemplares", condenarem a bandalheira promovida em tantas cidades.
A polícia, querendo exercer seu papel de contenção da perturbação da órdem, desequilibrou-se e cometeu excessos, engrossando a massa dos violentos. Bateram, mas apanharam muito também, talvez, recebendo o trôco pelos tantos jovens pobres que agridem gratuitamente nas periferias de nosso país.
Mas eu gostaria de deixar algumas perguntas ao prefeito, ao governador e à presidenta:
- cobrar altíssimos IMPOSTOS do povo, embutidos em todos os produtos consumidos, fora aqueles que pagamos, como IPTU, IPVA, ICMS, pedágios, taxas diversas, etc. e não vermos retorno à altura do que gastamos, NÃO É VIOLÊNCIA?
- permitir que nos HOSPITAIS não tenha médicos suficientes para a demanda, que pessoas passem quatro ou cinco horas em uma fila, que não haja remédios para atender a população carente, que pacientes tenham de esperar meses para um exame em especialidades, sejam atendidos no chão por falta de leitos, que aparelhos essenciais não funcionem, que os índices de infecção hospitalar progridam por falta de higiene e esterilização de utensílios, que pessoas morram por falta de atendimento, NÃO É VIOLÊNCIA? Onde está o IPMF cobrado, destinado a saúde?
- Andarem em carros blindados, com batedores à frente desobstruindo o trânsito, segurança elitizada vinte e quatro horas à disposição ; voarem nos seus helicópteros e jatinhos enquanto o povo se engalfinha, pagando uma passagem cara, para conseguir entrar em um ÔNIBUS ou vagão de TREM para ir trabalhar, NÃO É VIOLÊNCIA? O que os senhores acham de, pelo menos um dia andarem dividindo o espaço de um metro quadrado em vagão de METRÔ com outras sete pessoas?
- NÃO É VIOLÊNCIA, senhor prefeito, deixar que milhares de pessoas nos arredores da cidade fiquem sem serviço de esgoto, iluminação e lazer e o senhor só apareça lá em época eleitoral?
- NÃO E VIOLÊNCIA, senhor governador, que policiais militares ganhem um salário miserável, saindo de casa para trabalhar todos os dias, sem saber se voltarão, para proteger o cidadão com armamento obsoleto, coletes balístico usado coletivamente (quando cada policial deveria ter o seu), tendo de fazer bico para ter um salário digno - tempo que deveria ser gasto com suas famílias?
- NÃO É VIOLÊNCIA, senhora presidenta, vir a público em horário nobre apenas para condenar os atos de vandalismo de grupos minoritários e reiterar suas mentiras de campanha, quando poderia ter pedido desculpas a todos os brasileiros por não fazer nem a metade do que prometeu?
- senhores governantes, o SALÁRIO MÍNIMO no Brasil é de 678 Reais e, para aumentá-lo leva-se meses de discussões e tergiversações, afinal, se aumentá-lo "demais" o nosso país pode "quebrar". Os senhores conseguiriam viver com esse valor por um mês? Milhares de heróis conseguem...enquanto isso vocês aprovam os próprios salários em um mesmo dia, fora todos os benefícios como vale-paletó, vale-copa, viagens e cartões corporativos, carros novos trocados anualmente, enfim, são beneficiados em tudo, em detrimento do sofrimento do pobre. E ISSO, NÃO É VIOLÊNCIA?
- Nossos professores estão desmotivados com salários miseráveis, sem estrutura aceitável...o investimento em educação é ínfimo, afinal, pra que ter professores entusiasmados e alunos bem assessorados? Um povo ignorante é mais fácil de ludibriar. Milhares de crianças estão sem educação, lazer e cultura...o prefeito disse que os vândalos depredaram a Prefeitura e o Teatro Municipal, dois "prédios do povo" (??)...que povo? O povo elitizado, ou aqueles que fazem parte da base da pirâmide social? Escolas caindo aos pedaços, sem investimento tecnológico ; professores violentados por "alunos" que se blindam com o ECA, centenas deles em tratamentos psicológicos e psiquiátricos por não terem mais condições de trabalhar...ISSO NÃO É VIOLÊNCIA?
- LEGISLAÇÃO arcaica, cheia de brechas que permite que marginais fiquem soltos e os cidadãos de bem tenham que se trancar ; que menores infratores se proliferem como ratos, amparados pela impunidade ; com um Ministro da Justiça mudo e negligente...ISSO NÃO É VIOLÊNCIA?
- Querem aprovar a PEC 37 que impede que o Ministério Público investigue políticos corruptos. Já temos, por exemplo, na presidência da Comissão de Constituição e Justiça dois condenados do mensalão (João Paulo Cunha e José Genoíno), na Presidência do Senado o sr. Renan Calheiros, corrupto de mão cheia ; enquanto isso, como já noticiado tantas vezes, uma dona de casa que rouba um pote de manteiga ou um cidadão que rouba um quilo de carne fica preso durante meses, porque não aparece advogado para defendê-los...ISSO NÃO É VIOLÊNCIA?
- Investir nosso suado dinheirinho em Copa do Mundo, Carnaval, Passeata gay trouxe algum benefício para o cidadão comum? Qual você prefere: estádios bonitos ou hospitais, escolas e avenidas bonitas?
A bola da nossa copa já foi apelidada de de CAFUZA (Carnaval, futebol e samba), mas deveria ser chamada de MICOSE (miséria, corrupção e sem-vergonhice)
Sim, somos violentados diariamente pelos governantes quando nos enganam, quando nos causam falsas expectativas, quando nos fazem sonhar com uma vida melhor e, como um pesadelo nos fazem enxergar a realidade de seu desprezo, ISSO É VIOLÊNCIA!
Somos roubados, maltratados, manejados como massa de manobra, vituperados em nossos direitos, cerceados em nossa legitimidade de requerer o óbvio. ISSO NÃO É VIOLÊNCIA?
Quem são vocês para falar em violência, então? Se alguém tem de falar em violência somos nós, que a sofremos todos os dias...somos especialistas em violência.
Da próxima vez que for falar ao povo em cadeia nacional, presidenta, peça desculpas!
CHEGA DE VIOLÊNCIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário