quarta-feira, 8 de maio de 2013

O deus de Thalles Roberto

Tenho minhas dúvidas se este cara é um cristão, de fato, pelas diversas polêmicas em que se envolveu e seu comportamento conivente no Programa Esquenta, da Rede Globo ; programa este voltado para a exaltação do samba, orixás e misticismo, com toda a sua liturgia e simbologia, nitidamente expressa. Seria mais um mercador do mundo gospel, vendendo seu material para os fanáticos desconhecedores da Bíblia, que engolem qualquer coisa que tenha o nome de Deus ou Jesus? Eu nunca vi tanta besteira teológica e absurdos exegéticos reunidos numa mesma canção, absurdos que doem nos ouvidos daqueles que, no mínimo, frequentam uma Escola Bíblica Dominical. Ah, e com certeza aparecerão seus fãs inveterados dizendo que "não podemos julgar", que "é inveja" e outras baboseiras mais. É inadmissível as composições que estão surgindo serem chamadas de hinos ou música cristã. Pode ser que seja música religiosa, mas a música cristã tem conotações diferente. Só quem tem sensibilidade musical/espiritual entenderá isso. 

Veja com atenção a letra dessa música: Deus aparece como uma divindade raquítica, sem soberania nenhuma, desprovido de sua onipotência e choramingando por um suposto filho rebelde e agressivo. O deus de Thalles Roberto leva "porta na cara" e, como se fosse um cachorro vira-latas, choraminga sua dor em não poder conquistar seu filho....

Às vezes me pergunto: onde estão os cantores que recebiam de Deus e da inspiração do Espírito Santo as letras e músicas de suas canções? Hinos que falavam à alma, traziam enlevo espiritual, diferente dessa barulheira promovida hoje, que mexe mais com a carne que com o íntimo.

É só assistirem ao vídeo "oh! meu irmãozinho", entre outros e ver como os cantores fomentam o histerismo, a bagunça e a irreverência em um lugar que, duvido, esteja presença do Espírito Santo.

Luzinha colorida, fumacinha, garotada pulando desvairadamente e o cantor dizendo: "mais pressão, mais pressão, se você ama a Jesus, tire o pé do chão (alusão a danças, pulos, saltos e estravagância corporal). Este é apenas um exemplo do que a nova geração dos cantores fazem: uma terapia aeróbica e anaeróbica, feita aos gritos, assovios e incentivos de "se você ama a Jesus, vamos quebrar tudo" (alusão à "adoração" estravagante e agitação).

Pois é, o negócio agora e se requebrar bastante e "agitar" a galera que, sem saber o propósito de um cuto de adoração a Deus, seja ele onde for, é levada pelos novos rumos da musicália pós-moderna. Homens que são animadores de palco, ditadores do humanismo, misturando palavras bíblicas e textos salmódicos aos seus devaneios hermenêuticos à multidões que passam o ano inteiro sem estudar o contexto Bíblico. Que será da nova geração congregacional/denominacional, daqui pra frente?

Que tipo de estrutura espiritual está sendo dada à nossa juventude, que por inapetência espiritual, permanece no interior do templo enquanto se toca a música e, no momento da mensagem, evadem-se para fora?

Deixo abaixo, para você analisar, à luz da Bíblia, mais uma dessas ditas música gospel e o lynk caso queira ouvir.

O comentário, muito feliz, por sinal, foi feito no Blog O fuxico Gospel e Arte de Chocar


Comentando a letra:

Filho meu
Ta fugindo de mim, é?
Ja tentei, procurei e outra vez
Você me rejeitou, porta na cara doeu…"

"1) A Palavra nos ensina que é Deus quem realiza tanto querer quanto o efetuar na vida de todos nós. (Fp 2.13). Charles Spurgeon bem disse que a Graça de Deus não viola a vontade humana, mas triunfa docemente sobre ela. Sinceramente não consigo compreender esse "Deus" da canção que tanto PROCURA,TENTA e não consegue realizar sua vontade, e além
disso ainda leva porta na cara e sente a dor.

 
Ta correndo de mim, é?
Ontem eu me lembrei
De uma antiga oração
Que você fez no monte
Lembra filho? Eu chorei!"

2) Não dá pra encontrar nas Escrituras um "Deus" que tem esporádicas lembranças de orações e se põe a chorar porque se sente rejeitado por alguém.
"Eu acho que paguei
Um preço alto demais
Eu tenho tantas coisas
Pra viver com você
Promessas e promessas
Arquivadas te esperando, filho!"

3) Este trecho acima é um retrato do que ultimamente tem ocorrido com muitas das canções evangélicas: a centralidade no homem. A infelicidade do Thalles foi tanta que se prestarmos bem atenção, as palavras compostas por ele montam a ideia de um "Deus" que se humilha e tenta reatar o relacionamento a partir de uma barganha: oferece coisas boas para viver, "Promessas e Promessa" para que o pecador se volte para Ele. Note que em nenhum momento há o convite ao arrependimento, nem a verdade cristã que o caminho de Deus não é um "mar de rosas"!
(Uma pergunta ainda fica no ar: "Deus arquiva promessas"?
#CUMÉISSO?)

"Você ta dirigindo cego
Em alta velocidade
Daqui de cima eu vejo
A pancada que vem
Então passa sua vida pro meu
Nome que eu assumo tudo
Tudo, tudo, tudo"

4) Afinal, esse FILHO da canção é convertido ou convencido? Note, nas estrofes acima "Deus" se refere a um filho orgulhoso. Agora me parece que ele ainda não é, já que acima "Deus" não está com a vida dele em seu nome, tanto é que o chama diz: "passa sua vida pro meu nome", deixando a entender que ainda não há filiação entre ele e o personagem FILHO. Veja a próxima estrofe:

"Faz o seguinte, oh
Levante a mão agora
E me aceita
Como o seu salvador
Depois me abraça
E a gente vence
Junto essa parada"


Acima, "Deus" faz um apelo ao personagem e definitivamente revela que ele não era FILHO como mencionou as duas primeiras estrofes; além do mais, este convite de "Deus" não traz a consciência de pecado e a condição de arrependimento, do contrário, ratifica que é um convite a vitória e ao deleite das promessas "arquivadas".
Quanta irrelevância e confusão para uma só canção.
Lamento dizer. Senti pena desse "Deus" da canção. Um "Deus" que implora, oferece promessa arquivada, leva porta na cara e sente dor na rejeição.
A Palavra diz que Deus morreu pelos Seus, viu o fruto penoso do seu trabalho e ficou SATISFEITO (Isaías 53:10-11). Deus NÃO está implorando por ninguém. É o próprio Deus quem chama, traz e abre a porta. As Suas ovelhas ouvem a Sua voz e os seguem, e ninguém as arrebatará das mãos dEle (Jo 10.27-28).

9 comentários:

  1. realmente tem aver tudo o que foi comentado o nosso Deus não se humilha para chegar-môs a ele, é nos como dependente dele que nos humilhamos diante do todo poderoso... é por isso que o Amo

    ResponderExcluir
  2. isto é musica sacla.
    http://www.youtube.com/watch?v=-x5Wfv5lt0E

    ResponderExcluir
  3. Ahh...que saudade desse tempo! É impossível não chorar (de alegria) ouvindo música que entram pelos ouvidos, descem ao coração e regam a alma! Melodias que nos aproximam de Deus e trazem alento espiritual...

    ResponderExcluir
  4. O que acontece nesses dias é o anseio de se ter um ambiente cheio ao máximo de pessoas. Essas pessoas, sob pressão, ofertam muito. E se alguém conseguir animá-las, provocará uma grande euforia, chegando até ao êxtase.
    Para esse tipo de intenção não há hino que sirva. Então, faz-se uso dessas coisas vazias. Mas as pessoas vazias não percebem que estão sendo enganadas e, pelas manifestações de euforia e êxtase, consideram que estão sentindo a presença e a Ação do Espírito Santo.
    Mas, diante de uma mensagem Bíblica, não demonstram qualquer tipo de ânimo. Antes, consideram muito chato, sem conseguir manter a atenção.
    Deus nos abençoe e use!
    Henri - esposo de Sandra.
    Membro da ABACLASS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita consideração sobre o texto e os fatos que permeiam essa nova geração

      Excluir
  5. Finalmente encontrei alguém que pensa como eu, que antes e sair por ai cantando analisa a música que muitas das vezes tem contradições a bíblia,não sou conhecedor afundo da palavra de Deus, mas tenho entendimento para compreender esse texto e para concordar em grau,número e gênero,com certeza esse post vai pra minha page do face, God Bless you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a carência e negligência às Escrituras tem gerado essas aberrações de composições...

      Excluir