terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jesus não é a rosa de Saron




Uma das citações mais comuns que vemos nas mensagens de conferencistas e letras de hinos é que Jesus é a rosa de Saron e o lírio dos vales. Será que isto está escrito na Bíblia? Há alguma referência, ou mesmo inferência que nos dê respaldo para tal citação?
O que é Saron? Na verdade Saron é uma planície, uma localização geográfica ao sul do Monte Carmelo (onde o profeta Elias desafiou os profetas de Baal e Asera) e Jope.
Com uma extenção de 85 Km, sua largura se aproxima a 22 Km. Esta planície era um verdadeiro cartão-postal, coberta com flores exóticas que lhe conferia um colorido especial.
Foi diante dessa beleza selvagem que a Sulamita, a esposa dos Cantares cantou "eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales" (Ct.2:1), ao que o esposo responde " qual lírio entre os espinhos, tal é minha querida entre as donzelas".
Além de lírios e rosas, na planície de Sarom ainda eram encontradas 4 tipos de flores vermelhas: anêmona, botão-de-ouro, tulipa e papoula.
Como se percebe claramente, tudo não passou de uma comparação da esposa com alguns elementos encontrados na planície, no caso, rosas e lírios. Ela, ao contemplar a beleza de Sarom, compara sua formosura com a do bosque.
Porém, o que temos ouvido exaustivamente é que Jesus é a rosa de Sarom... Alguém poderá dizer: mas isso é apenas uma comparação, uma metáfora. Mas que comparação? Com o noivo de Cantares? Se ao menos fosse com a noiva do Cordeiro, que é a igreja, poderia-se pensar. Mas não é isso que diz o texto. Se Jesus fosse comparado como a macieira de Sarom, vá lá (Ct. 2:3), estaria dentro do aceitável.
Isso não vai tirar o mérito das mensagens pregadas e nem dos hinos cantados, porém, às vezes falta um pouco de humildade para certos cantores, antes de produzirem suas composições, procurarem um consultor teológico ou estudarem melhor a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário