domingo, 9 de dezembro de 2012

Deus trabalhou no Sábado?



Uma das grandes dúvidas que surge no meio cristão é se Deus trabalhou no Sábado, polêmica esta propagada principalmente pelos adeptos do Adventismo ou Sabatismo. Por falta de uma observação mais minunciosa do texto, surge, dúvidas entre aqueles que afirmam, negam ou não sabem.
Vamos ver então o que a Bíblia, traduzida em nossa língua, nos informa à respeito disso:
"Havendo Deus acabado no sétimo dia a obra que fizera, descansou nesse dia de toda obra que tinha feito" - Gênesis 2:2 (Edição Contemporânea - Bíblia Thompson)
O texto em questão está nos informando de que Deus trabalhou no Sábado ; mesmo quem conhece pouco de hermenêutica irá afirmar isso: basta ver o grifo nosso "acabado no sétimo dia", ou seja, neste último dia Ele ainda estava trabalhando, terminou sua obra e neste mesmo dia descansou. O texto deixa transparecer isso. Porém este é um erro de tradução que até hoje ainda é digitado em Bíblias novas, levando a uma interpretação errada deste versículo. O que diz, então, o original hebraico?
Diz que Deus concluiu sua obra no sexto dia, descansando no sétimo: "E, acabando Deus toda a sua obra, no dia sétimo descansou" (וַיְכַ֤ל אֱלֹהִים֙ בַּיֹּ֣ום הַשְּׁבִיעִ֔י מְלַאכְתֹּ֖ו אֲשֶׁ֣ר עָשָׂ֑ה וַיִּשְׁבֹּת֙ בַּיֹּ֣ום הַשְּׁבִיעִ֔י מִכָּל־מְלַאכְתֹּ֖ו אֲשֶׁ֥ר עָשָֽׂה׃ ).
Perceberam a diferença? Por isso é importante conhecermos a Bíblia em sua escrita original para evitarmos erros de interpretação e assim, muitas vezes de forma inconsciente, entrarmos pelo caminho de distorções exegéticas. Porém, é bom lembrar que não é por causa disso que temos de guardar o Sábado, como se ele fosse um dia mais santo que os outros. Jesus é o nosso Sábado e devemos nos santificar em todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário