sábado, 2 de março de 2013

O beijo na boca do Fred e a fama de palha



Por Willy Santos
Todos temos uma pontinha de orgulho dentro de nós. Nos sentimos importantes quando nos abraçam, ovacionam ou elogiam quem somos ou algo que fazemos. Isso é natural do ser humano, afinal, somos seres gregários, vivemos em sociedade e quando temos algum destaque pelo que somos ou fazemos damos ao nosso ego o prazer que ele exige. Na verdade é muito difícil seguir a doutrina deixada por Jesus quando disse que deveríamos amar ao próximo como a nós mesmos, visto que nos parecemos mais com uma música cantada pelo grupo Ultrage a Rigor, nos anos 80 chamada "eu me amo", ou como aquele conto infantil em que aparece uma bruxa diante do espelho inquirindo "espelho, espelho meu, existe alguém neste mundo mais bonita do que eu?"

Feita essa introdução, eis que surge uma protagonista inusitada esta semana em todos os noticiários: trata-se da estudante mineira Izabella Araújo que, da noite para o dia figura em todos os meios de comunicação do país. Praticou algum crime? não que eu saiba. Foi prêmio talento de alguma coisa ou trouxe algum grande feito para a nação? Nãão! O que lhe deu fama? Uma bitoquinha, também chamado de "selinho", dada em uma movimentada avenida de Belo Horizonte na boca do jogador Fred, atualmente no Fluminense. as cenas que se seguem, gravadas por um amigo de dentro do veículo da "vítima" em questão, são de um cinismo compartilhado total ( veja em http://www.youtube.com/watch?v=-WLmK1JYlc0 ): após o toque dos lábios a "fã" exclama um "ai, não acredito" como se estivesse vendo algo que nunca tivesse visto. O amigo de trás, ou do lado, querendo compartilhar o já beijado lábio da garota, suplica " e eu nada? e eu nada?". Mas não compartilhou, afinal, não era famoso...

Como estavam exatamente no meio da rua, um deles pergunta "gente, cadê o pisca-alerta dessa p... desse carro", pois precisavam justificar o entrave provocado pela irresponsabilidade e infração cometida no trânsito, afinal, quem poderia suprir tamanha carência (?) afetiva em um momento tão "especial"?

O tal vídeo foi parar na internet, gerando explicações desencontradas do jogador e tornou famosa a desconhecida estudante que vive com muita esperteza os seus dias de fama. Na mesma semana a Rede Record e o Programa da Tarde, a trôco de audiência, convidou-a para uma "entrevista" e, deixando para fazê-la no final, passou de comercial em comercial, mostrando as pernas da garota. sob os elogios de Rodrigo Faro, que também participava do programa (afinal, para a mídia, parece que as mulheres não têm outra coisa a apresentar a não ser pernas e nádegas).

Perguntada sobre a repercussão da fama, eis que ela dá a resposta que revelou o seu lado de dentro e suas intenções "que menina nunca sonhou em ser modelo, né?"  Modelo? Modelo não é um padrão a ser seguido?
Quer dizer, então, que toda menina sonha em encontrar alguém famoso na rua e beijar a boca, conseguindo assim  ascensão e notoriedade? Ah, desculpem, ela referiu-se aquelas garotas que desfilam moda nas passarelas, as modelos...
Segundo fontes midiáticas ela tem sido convidada para entrevistas e nessa brincadeira, em três dias, faturou 10 mil reais, inclusive cobrando para dar estas entrevistas e estudando propostas para posar nua. E aí vem a pergunta que não quer calar: e se o cidadão Fred fosse pobre, estivesse em outra moto velha ao lado, com uma marmita na mochila em direção ao trabalho, soltando-lhe um gracejo? A reação seria a mesma? Porque de bonito ele não tem nada (ou a beleza está nos olhos de quem vê?). Nesse caso, a beleza não estaria em sua conta bancária nem no carro que possui.

O certo é que o ego de Izabella está 'bombando",  andando e se sentindo como uma celebridade talentosa, como se tivesse produzido algo grandioso para a sociedade.

Chamo isso de FAMA DE PALHA, igualzinha a fama da Luiza (ela já voltou do Canadá), da menina do vestido rosa da Uniban (como é mesmo o nome dela?), dos ex-BBB's, entre tantos outros que precisam mostrar a genitália para "subir na vida" e descer no conceito moral. Logo desaparecem como a palha que levanta uma grande chama, mas termina em cinzas, queimada no fogo.

Mas este tipo de comportamento não é novidade entre nós cristãos, o Apóstolo Paulo já tinha dito, em Romanos 1: 24 que Deus entregou os iníquos às concupcências de seus corações para desonrarem seus corpos entre si. Izabella é apenas o microcosmo de uma sociedade que pretende fazer qualquer coisa, por qualquer meio para ter seus minutos de fama, mesmo que para isso tenham de despir-se, corromper, desrespeitar pai e mãe, enganar: fama a qualquer custo!

E não pensem que o meio evangélico escapa disso: a "gospel-lândia" tem produzido líderes, pregadores, cantores e aventureiros ávidos por fama, haja visto as músicas "sem pé nem cabeça", as mensagens enlatadas e vendidas em DVD's, os testemunhos dos "ex-isso", "ex-aquilo", mortos que voltaram a vida, ex- bruxos de famosos e por aí vai. Como dizia Maquiavel em sua obra O Príncipe "os fins justificam os meios".

Tudo isso revela o quanto a humanidade está carente de Deus, carregando seus vazios interiores, pretendendo preenchê-lo com toda sorte de lixo oferecido pelo deus desse século (satanás) e suicidando-se espiritulmente.

O certo é que Fred segue como um jogador talentoso, rico e famoso e, se for inteligente, poderá terminar sua carreira com um bom pé de meia, fazendo história. Quanto a Izabella Araújo, se não mostrar mais que pernas e nádega (pois o vocabulário é péssimo), entrará para a lista dos esquecidos e logo surgirá outro fogo de palha para substituí-la.

Portanto, que ela continue seus estudos, cresça profissionalmente e seja um verdadeiro modelo para todas as meninas do Brasil.

Cabe bem as palavras do sábio Salomão em Provérbios 4:
Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. 
Provérbios 4:1-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário